Ana Clara Mardegan - Instituto Últimos Refúgios
Instituto Últimos Refúgios marca presença no SIMBIOMA 2020
O ‘Simpósio sobre Biodiversidade da Mata Atlântica’, ou SIMBIOMA, é um evento anual de divulgação científica que incentiva a pesquisa, a exposição de trabalhos acadêmicos e a troca de experiências entre profissionais da área ambiental. A iniciativa é uma realização do Amigos do Museu de Biologia Mello Leitão (Sambio) e do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) em parceria com diversas instituições públicas e privadas.
A edição de 2020 trouxe o tema “Mata Atlântica: Domínio Transdisciplinar” para discutir questões sobre o bioma em diversas áreas do conhecimento e as relações entre sociedade, natureza, conservação, saúde e sustentabilidade. Além das palestras temáticas, o evento ainda promoveu minicursos e concursos de fotografia.
PARTICIPAÇÃO DO INSTITUTO ÚLTIMOS REFÚGIOS
O evento realizado online contou com a participação do fotógrafo ambiental Leonardo Merçon, do biólogo e coordenador de educação ambiental João Zanardo e da coordenadora do Projeto Marsupiais Iasmin Macedo.
Leonardo Merçon foi membro da banca avaliadora do concurso de fotografias e integrante da mesa redonda “Importância das ONGs na conservação e estudo da Mata Atlântica”, moderada pela diretora administrativa da SAMBIO Cristina Jaques da Cunha.
O coordenador do ‘Instituto Marcos Daniel’, Marcelo Renan dos Santos, e a coordenadora da ‘Associação Amigos do Museu Nacional’, Vera Lúcia de Moraes Huszar, também integraram a mesa para discutir o papel das ONGs no cenário brasileiro.
João Zanardo apresentou o “Clube de Observadores da Natureza nas Escolas”, projeto que levou crianças e adolescentes a conhecerem áreas preservadas da Grande Vitória durante o ano de 2019. O Instituto Últimos Refúgios retratou as saídas do clube em matérias no site. Confira uma delas aqui.
Atividade do Clube de Observadores da Natureza no Parque Botânico Vale. Fotos: Ana Clara Mardegan
O coordenador venceu o concurso de fotografia de natureza por votação popular na categoria profissional e alcançou o segundo lugar com uma apresentação em vídeo de sua pesquisa de TCC sobre a ‘Fitossociologia e florística em uma área de restinga da praia de Itaparica em Vila Velha/ES’. O trabalho teve apoio do Instituto Últimos Refúgios e fotografias de Leonardo Merçon.
A bióloga Iasmin Macedo, o professor Dr. Helder José e o pesquisador do Projeto Marsupiais MSc. Mateus Cruz Loss, apresentaram o minicurso “Métodos tradicionais de captura de pequenos mamíferos com ênfase em novo método para arborícolas: o pitfall suspenso”. O objetivo foi demonstrar o funcionamento do pitfall suspenso e outros métodos empregados na captura de pequenos mamíferos.
Os profissionais também abordaram a “Difusão científica para a conservação”, prática aplicada ao Projeto Marsupiais. O tema acompanhou o processo de criação dos conteúdos de sensibilização ambiental; os mecanismos mais eficientes para prender a atenção das pessoas; os resultados em prol da conservação do meio ambiente; e porque isso é tão importante para o meio acadêmico.
SIMBIOMA
O SIMBIOMA é uma grande oportunidade para intercâmbio de ideias, trabalhos e conhecimento científico. O Instituto Últimos Refúgios apoia a iniciativa do evento e atua para promover trabalhos que reúnem discussões sobre o meio ambiente, difusão científica e a conservação da fauna e flora capixaba.
Além de fomentar a multidisciplinaridade, o SIMBIOMA integra profissionais das ciências biológicas para criar debates e soluções a favor da biodiversidade.
O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.
"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"
Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.
Comentarios