top of page

POST EM DESTAQUE

Foto do escritorVitor Pinheiro

#TBT: no programa “Em Movimento”, Instituto Últimos Refúgios acompanha trilha pela Reserva Biológica de Duas Bocas



No dia 19 de agosto de 2023 foi ao ar no programa Em Movimento, da TV Gazeta (afiliada da Rede Globo no estado do Espírito Santo), uma reportagem com a colaboração do Instituto Últimos Refúgios. Você pode assistir ao conteúdo na íntegra no vídeo acima ou em globoplay.globo.com/v/11877222/. 


Na ocasião, a bióloga Caroline Reis acompanhou o repórter Felipe Khoury e especialistas ambientais em uma trilha pela Reserva Biológica de Duas Bocas, no município de Cariacica-ES. Na expedição, que partiu da represa de Duas Bocas em direção à represa velha (desativada em 1933), Caroline deu exemplos de espécies encontradas na região da reserva, assim como indicou elementos abordados no documentário “Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Duas Bocas”, de 2013.  


“Estamos mostrando para as pessoas a vida que nós podemos encontrar dentro dessa Unidade de Conservação e o que nós podemos ter se continuarmos preservando e cuidando da região”, contou a bióloga, que atua em várias frentes do Instituto como o Projeto Vitória da Restinga e o Projeto Ecofrade.


Represa de Duas Bocas e Represa Velha, respectivamente / FOTOS: Leonardo Merçon


A reserva

A Reserva Biológica (REBIO) de Duas Bocas, localizada em Cariacica, na região Metropolitana do Espírito Santo, é responsável pela preservação de cerca de três mil hectares de Mata Atlântica. A REBIO possui cerca de 2.910 hectares de Mata Atlântica, sendo aproximadamente 70% de mata primária. A Unidade de Conservação apresenta fauna e flora ricas e diversificadas e abriga espécies animais raras e ameaçadas de extinção. Entre elas, destaca-se a onça-parda, cujo primeiro registro em vídeo oficial na reserva aconteceu durante as expedições do Instituto Últimos Refúgios ao local há cerca de uma década.

O livro fotográfico “Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Duas Bocas” faz parte da Série Áreas Protegidas e acompanha um documentário homônimo. Juntos, constituem um importante material de promoção da rica biodiversidade existente na Unidade de Conservação e visam  sensibilizar a sociedade em prol da conservação  ambiental.


Por se tratar de uma Unidade de Conservação, atualmente a reserva não está aberta ao público para fins de visitação recreativa. Para fins educativos, basta entrar em contato com a equipe responsável pela reserva para agendamentos. 



A TV Gazeta é afiliada da Rede Globo no Estado do Espírito Santo. Você pode conferir essa reportagem, assim como diversos materiais da grade de programação da emissora através de globoplay.globo.com/regiao/es/grande-vitoria.

Comentários


bottom of page