top of page

POST EM DESTAQUE

Restinga nas Escolas: veja como foram as atividades no CMEI João Pedro de Aguiar

Foto do escritor: Vitor PinheiroVitor Pinheiro

Foto com os alunos após Oficina de Máscaras da Restinga / FOTO: Julia Francischini


Nos meses de agosto e setembro, os pequenos se empolgaram com as atividades do “Restinga nas Escolas”, realizadas pela equipe do Projeto Vitória da Restinga, uma iniciativa do Instituto Últimos Refúgios. Nos dias 30/08, 06/09 e 13/09, os contemplados foram os alunos do CMEI João Pedro de Aguiar, centro de ensino infantil (discentes de até 5 anos de idade) da rede municipal de Vitória.


As atividades, aplicadas pelas biólogas do projeto, tiveram o objetivo de, com uma abordagem didática, ensinar e sensibilizar sobre o ecossistema de Restinga, sua biodiversidade e importância.



Crianças durante o plantio de mudas de aroeira/ FOTOS: Vitor Pinheiro


Os três momentos foram divididos entre apresentação de material teórico (utilizado nas agendas posteriores), plantio de mudas originárias da Restinga e um encerramento, que contou com atividade em que os pequenos escutaram a “Historinha da Restinga”, realizaram pintura de máscaras temáticas e aplicação de jogos como o “Encontre o Tesouro” para a fixação do conteúdo apresentado às crianças. Ainda houve a implementação da “Gincana da Restinga” onde os pequenos passaram por um circuito montado com materiais recreativos, que simularam uma experiência direta com o ecossistema.



Atividades desenvolvidas no dia de encerramento / FOTOS: Julia Francischini


RESTINGA NAS ESCOLAS

A equipe do Projeto Vitória da Restinga, iniciativa do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Vitória, busca promover a sensibilização e a informação sobre a restinga para alunos, da educação infantil ao ensino fundamental. O processo é realizado através de atividades teóricas e práticas que buscam fixar o conteúdo aprendido com os estudantes, além de estimular iniciativas de conservação, com ações de sensibilização ambiental. Assim, através de diálogos e ações, é oportunizada uma mudança de pensamentos sobre o que é a Restinga, sua importância e relação com a biodiversidade local.

Um agradecimento especial às escolas, que receberam nossa equipe e aos alunos, que participaram das atividades com tanto entusiasmo. Também gostaríamos de parabenizar a equipe do Projeto Vitória da Restinga que trabalhou com empenho para sensibilizar as crianças.




Comentarios


bottom of page