Restinga nas Escolas: abordagem com alunos do ensino municipal de Vitória é retomada em 2023
Turma do CMEI João Pedro Aguiar durante as atividades/ FOTO: Vitor Pinheiro
O Projeto Vitória da Restinga abriu a temporada 2023 do “Restinga nas Escolas”, extensão do Projeto, que introduz o ecossistema de restinga para estudantes da rede municipal de Vitória. No primeiro momento a equipe do projeto apresentou um conteúdo teórico que servirá de base para as próximas atividades com os alunos.
Educadoras durante a apresentação do conteúdo no CMEI João Pedro Aguiar/ FOTO: Vitor Pinheiro
As primeiras instituições contempladas foram de educação infantil, sendo elas o Cmei João Pedro de Aguiar, na última quarta-feira (30/08), além do Cmei Zenaide Genoveva Marcarini Cavalcanti, no dia 31, encerrando o mês de agosto. Nesses centros, as educadoras Julia Seixas e Marina Mello adotaram uma abordagem lúdica, com conteúdo simplificado, seguido da aplicação do jogo "Encontre o Tesouro", além de um exercício auditivo, onde as crianças ouviram a vocalização de aves presentes na restinga.
FOTOS: Vitor Pinheiro e Laiz Pontes
O calendário ainda prevê mais dois momentos com o público infantil, são eles o “Sementes da Restinga”, em que os pequenos farão o plantio de mudas nativas do ecossistema e posteriormente um encerramento.
Aplicação do jogo "Encontre o Tesouro" /FOTOS: Vitor Pinheiro
No dia 04 e 05 de setembro, quem recebeu o projeto foram os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Éber Louzada Zippinotti e Elzira Vivacqua dos Santos dos Santos. Os discentes responderam a um questionário sobre a Restinga e assistiram a uma abordagem mais aprofundada do assunto e puderam interagir com as educadoras em um momento de perguntas e respostas, tudo com descrição de espécies e localidades na costa de Vitória, Espírito Santo.
Atividades nas escolas EMEF Eber Louzada Zippinotti e EMEF Elzira Vivácqua /FOTOS: Vitor Pinheiro
RESTINGA NAS ESCOLAS
A equipe do Projeto Vitória da Restinga, iniciativa do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Vale e a Prefeitúra Municipal de Vitória, busca promover a sensibilização e a informação sobre a restinga para alunos, da educação infantil ao ensino fundamental. O processo é realizado através de atividades teóricas e práticas que buscam fixar o conteúdo aprendido com os estudantes, além de estimular iniciativas de preservação, com ações de sensibilização ambiental. Assim, através de diálogos e ações, é oportunizada uma mudança de pensamentos sobre o que é a restinga, sua importância e relação com a biodiversidade local.
Um agradecimento especial às escolas que receberam nossa equipe e aos alunos, que participaram das atividades com tanto ânimo. Também gostaríamos de parabenizar aqueles que trabalharam com empenho para sensibilizar as crianças, a equipe do Projeto Vitória da Restinga.
Comments