#Refloresta: conheça a campanha de restauração ambiental do Instituto Terra
O trabalho de restauração ambiental do Instituto Terra agora entra em novo ciclo com a campanha #Refloresta. A iniciativa busca recuperar áreas naturais degradadas do Vale do Rio Doce com o plantio anual de um milhão de árvores nativas da Mata Atlântica, além de conscientizar os brasileiros sobre a importância de preservar o meio ambiente.
Nos últimos 20 anos, o Instituto foi responsável pelo plantio de cerca de 3 milhões de árvores na região entre Minas Gerais e Espírito Santo. A missão sempre foi estimular o desenvolvimento sustentável por meio da recuperação e da conservação das florestas, da proteção das nascentes de água, da educação ambiental e do uso correto dos recursos naturais.
A campanha ganhou destaque na voz de Gilberto Gil e em importantes veículos de comunicação, como o programa Fantástico e o jornal A Gazeta. O fotógrafo e cinegrafista ambiental Leonardo Merçon, do Instituto Últimos Refúgios, contribuiu com os registros de natureza para os vídeos de divulgação. Confira alguns deles:
FANTÁSTICO
A música Refloresta, do cantor e compositor Gilberto Gil, inaugura a campanha do Instituto Terra em prol da recuperação da Mata Atlântica. O projeto potencializa o trabalho desenvolvido pela instituição há mais de 20 anos, recuperando áreas devastadas e conservando o que ainda resta da mata.
Com participação especial de Bel Gil e Gilsons, a canção fala sobre a importância de respeitar e preservar a natureza. Confira o clipe abaixo e a reportagem completa no Fantástico.
REDE GAZETA
A TV Gazeta é uma das apoiadoras da campanha, e apresenta o trabalho de restauração ambiental do Instituto Terra na reportagem do Jornal do Campo. A matéria reúne especialistas ambientais, relatos sobre a história do Instituto e depoimentos de um dos fundadores, o fotógrafo Sebastião Salgado.
Reportagem Jornal do Campo
Segundo ele, a chave é fomentar o desenvolvimento de uma consciência ecológica coletiva: "Se quisermos sobreviver como espécie, precisamos ter no Brasil 200 milhões de pessoas preocupadas com ecologia, em manter o país para as gerações futuras”.
A matéria também conta com imagens produzidas pelo Instituto Últimos Refúgios. Assista clicando aqui.
INSTITUTO TERRA
O Instituto Terra é uma organização civil sem fins lucrativos fundada em 1998 pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa, Lélia Salgado. O casal se empenhou para reverter a degradação ambiental causada pelas atividades pecuárias na fazenda Bulcão (Aimorés, MG), antiga propriedade da família.
A fazenda foi a primeira área degradada do Brasil a receber o título de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com o compromisso de um futuro reflorestamento.
Desde então, o instituto promove a restauração ambiental e o desenvolvimento sustentável no Vale do Rio Doce. A região cultiva mais de 6 milhões de mudas nativas da Mata Atlântica, 2.100 hectares de floresta e cerca de 2 mil nascentes da bacia do Rio Doce em processo de recuperação. O objetivo é devolver a vida da mata, tornando-a cada vez mais biodiversa e autossustentável.
Confira o vídeo institucional da campanha.
Comments