Projeto Marsupiais realiza apresentação para Ensino Municipal da Serra
Iasmin Macedo e Professor Andreíve junto à mascotes do Instituto Últimos Refúgios / Foto: Julia Seixas
Ao final do mês de maio (27), o Projeto Marsupiais esteve presente no município de Serra para mais uma ação de sensibilização ambiental, mais precisamente no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Clarindo Penha, em Novo Porto Canoa.
Na ocasião, as biólogas Iasmin Macedo e Julia Seixas, ministraram uma palestra informativa sobre diversos animais do Cinturão Verde (área de vegetação que circunda a cidade). Dentre as diversas espécies, a que teve maior destaque foi o gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita), que contou com uma peça taxidermizada, exibida para os alunos de 4 a 6 anos. Na apresentação foram abordados temas como características do animal, a importância e sua interação com a biodiversidade.
Interação com alunos durante a palestra e exibição de gambá taxidermizado / FOTOS: Iasmin Macedo e Julia Seixas
Também foi apresentado para os pequenos o Corredor Ecológico Duas Bocas - Mestre Álvaro, que abrange a cidade de Serra, além de Cariacica, Viana e Santa Leopoldina. Outro detalhe mostrado para os estudantes foram as vocalizações de aves presentes na área, além da onça-parda, animal já visto na região do Mestre Álvaro. Mais um ponto de destaque foi a coruja-buraqueira (Athene cunicularia), espécie que está sendo estudada e utilizada como referência na escola no ano de 2024.
Vale lembrar que materiais do Projeto Marsupiais e outros informativos do Instituto Últimos Refúgios já eram utilizados na escola pelo professor Andreíve Barnabé, que começou a apresenta-los devido à proximidade da escola com o Cinturão Verde. Confira aqui:
"Por ser próxima de um Cinturão Verde (zona florestal que circunda a cidade), a incidência de espécies como o gambá-de-orelha-preta é muito comum em meio à comunidade onde fica localizada a escola, seja nas casas, ou nas próprias dependências da instituição de ensino. Por falta de informação, a situação gera conflitos com os moradores", explicou o professor de educação artística.
A ação ainda contou com a presença das mascotes Penelope, que representa o gambá-de-orelha-preta, e Atena (coruja-buraqueira).
Projeto Marsupiais
O Projeto Marsupiais vem desenvolvendo e planejando o trabalho de resgate e reabilitação dos marsupiais que necessitem de cuidados. Este trabalho acontece inicialmente nas cidades da Grande Vitória, no Espírito Santo.
Com auxílio de parcerias, pretendemos realizar o resgate e deslocamento do animal até um centro de tratamento, para que o mesmo possa ser avaliado por especialistas, indicando assim o estado de saúde do animal e os cuidados necessários.
Para a reabilitação, pretendemos avaliar as metodologias já utilizadas e adaptá-las, caso necessário, para que os marsupiais possam ser soltos na natureza com maiores chances de sobrevivência. Ainda nesse sentido, queremos capacitar voluntários para realizar os cuidados e a reabilitação dos animais, além de criar um banco de contatos de pessoas capacitadas e regularizadas para realizar esse tipo de atividade.
Por ser uma organização sem fins lucrativos, o Instituto Últimos Refúgios depende de doações para dar continuidade aos projetos em desenvolvimento. Para o Projeto Marsupiais não é diferente. Saiba como contribuir com as atividades do projeto clicando aqui.
FOTOS: Iasmin Macedo e Julia Seixas
Kommentare