Ana Clara Mardegan - Instituto Últimos Refúgios
"Desmistificando os marsupiais brasileiros”: Projeto Marsupiais leciona curso em parceria com N
A ida do Projeto Marsupiais até a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, para prestigiar o primeiro ‘Congresso de Conservação da Natureza’ precisou ser adiada em função do isolamento social. O evento aconteceria em abril deste ano e convidava o projeto para uma palestra informativa sobre os marsupiais da fauna brasileira.
Ainda sem data prevista para ocorrer, o evento precisou de uma alternativa. Foi então que a organizadora Suzana Ramineli aproveitou a oportunidade para convidar a bióloga Iasmin Macedo para lecionar o curso "Desmistificando os marsupiais brasileiros” em parceria com a Naturaulas.
NATURAULAS
A Naturaulas é uma empresa de cursos na área de Biologia Marinha, Conservação da Natureza e Educação Ambiental com mais de dez anos de história. A iniciativa já atuou em diversas localidades do Brasil, como Ilha Grande, Paraty, Arraial do Cabo e Búzios, no Rio de Janeiro; Praia do Forte e Boipeba (BA); Bonito (MS); Fernando de Noronha (PE) e Natal (RN).
"DESMISTIFICANDO OS MARSUPIAIS BRASILEIROS”
O curso "Desmistificando os marsupiais brasileiros” reuniu 24 alunos na plataforma online ‘Google Meet’ para apresentar um panorama geral sobre as espécies de marsupiais do território brasileiro. A ementa abordou temas sobre importância ecológica e características evolutivas, além de desmistificar preconceitos populares por meio da sensibilização ambiental e difusão científica.
O jovem Gustavo Viola, de 13 anos, foi aluno destaque da turma. O participante interagiu, questionou e mostrou que é possível agir desde cedo para conhecer a natureza e lutar pela conservação. O engajamento de crianças e adolescentes prova-se essencial para fomentar a preservação do meio ambiente nas futuras gerações.
Outro aluno destaque foi Januário Campos de Amorim, morador da Ilha de Paquetá. O rapaz, que possui contato direto - e recorrente - com gambás na Ilha, foi convidado especialmente para aprender sobre estes espécimes tão presentes em seu dia a dia.
Apesar de pequeno, o local detém grande concentração de animais silvestres, tornando fundamental a implementação de práticas sustentáveis para a boa convivência entre sociedade e natureza.
ENCERRAMENTO
A atividade final levou os alunos a soltarem a criatividade para produção de materiais de difusão científica. A ideia foi desenvolver textos, matérias jornalísticas, fotografias, músicas e vídeos, incentivando o compartilhamento de conteúdo científico ao público geral. Confira alguns trabalhos:
A ideia da professora Giovanna Chinellato foi produzir uma atividade sobre gambás que reunisse informações, fotografias e exercícios lúdicos para crianças do ensino básico. Integrando o aprendizado adquirido ao longo do curso com seu trabalho na área de literatura infantil, a participante propôs um trabalho artesanal que recicla rolos de papel para confecção de brinquedos em formato de gambá.
Atividade da aluna Giovanna Chinellato
A estratégia de sensibilização ambiental é utilizada pelo Projeto Marsupiais e pelo Instituto Últimos Refúgios com um objetivo em comum: promover conhecimento, sustentabilidade e conservação por meio da cultura e amor pela natureza. Afinal, as pessoas só protegem o que sabem que existe.
O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.
"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"
Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.
Comments