top of page

POST EM DESTAQUE

Foto do escritorVitor Pinheiro

Julho sem Plástico: com novo método, Projeto Vitória da Restinga promove mais uma limpeza de praia em Camburi


Equipe do Projeto Vitória da Restinga e parceiros reunidos em parque em Jardim Camburi - Vitória ES, após limpeza de Praia
Equipe reunida no Atlântica Parque após fim da coleta de resíduos / FOTO: Leonardo Merçon

O Projeto Vitória da Restinga aproveitou o último fim de semana do mês de julho para realizar uma campanha ecológica no dia 27, na Praia de Camburi. A ação foi em prol do movimento anual “Julho sem Plástico”, e adotou temas como o descarte consciente e redução de resíduos em nosso cotidiano. 


A equipe montou um estande no Atlântica Parque e lá fez diversas abordagens com os transeuntes, além de orientar e distribuir equipamentos para uma limpeza de praia sensibilizadora, realizada em conjunto com a comunidade. Vários tipos de resíduos foram coletados como tampas, embalagens, garrafas e acessórios pessoais. Para essa atividade, o Instituto Últimos Refúgios também contou com os parceiros da Marinha do Brasil, Projeto Meros do Brasil e Projeto Harpia



Equipe Vitória da Restinga e parceiros atuando em abordagens e limpeza de praia / FOTOS: Leonardo Merçon e Vitor Pinheiro


A novidade ficou por conta da Eco Peneira, mais novo equipamento adquirido pelo projeto para auxiliar na limpeza das areias do litoral. A estrutura é formada por uma base fixa e na ponta inferior possui uma tela com pequenos buracos, que permitem a passagem da areia e retém o lixo. Leve e de fácil manuseio, o equipamento captura plástico, bitucas de cigarro, tampinhas, cacos de vidro, entre outros resíduos comumente encontrados. 


A limpeza de praia é um instrumento de sensibilização representativo, que atinge tanto quem está praticando a ação, quanto os banhistas que avistam a mobilização.



Eco Peneira sendo utilizada nas areias da Praia de Camburi / FOTOS: Leonardo Merçon


Entre outras atribuições, a ocasião contou com jogos e pintura corporal para as crianças, a presença das mascotes Atena (coruja-buraqueira) e Penelope (gambá-de-orelha-preta), além do recolhimento de tampas e esponjas plásticas, que mais uma vez foi um sucesso, garantido a lotação dos dois ecopontos (como são chamados os pontos de coleta).


Durante todo o mês de julho, através das redes sociais, o Projeto Vitória da Restinga desenvolveu um trabalho de difusão científica com o objetivo de levantar o debate sobre as consequências do uso desenfreado de plástico no planeta. Durante todo o ano, o Projeto se porta como ponto de recolhimento de tampas e esponjas nas ações externas. Você pode acompanhar o cronograma de ações do Projeto Vitória da Restinga através das redes sociais.


Logo Instagram
logo Faceboook


Mascotes interagindo com Público no Atântica Parque / FOTOS: Leonardo Merçon e Vitor Pinheiro


Julho Sem Plástico

Originalmente #PlasticFreeJuly, o movimento surgiu em 2011 na Austrália e desde então ganhou força em cerca de 195 países, segundo a Earth Carers Waste Education, organização que criou a campanha. Ainda com base em dados da instituição, estima-se que em 2022, houve uma redução de desperdício de mais de dois milhões de toneladas de plástico.


Projeto Vitória da Restinga

O Projeto Vitória da Restinga é uma realização do Instituto Últimos Refúgios, com a parceria da Vale e busca promover o diálogo com a comunidade por meio de ações de sensibilização ambiental, informando sobre a importância da Restinga, a biodiversidade local e o trabalho de revitalização na Restinga de Vitória, capital do Espírito Santo.


O objetivo é gerar um efeito positivo para as comunidades locais e ressaltar a importância de conservar a biodiversidade desse ambiente tão impactado.

Te convidamos para conhecer mais sobre o projeto nas redes sociais e fazer parte das próximas ações. Nos vemos por lá!



Comments


bottom of page