Lançamento do livro “Baía das Tartarugas: riqueza marinha na capital do Espírito Santo”

“A Baía das Tartarugas vai além de uma simples área de costa banhada pelo mar. É um ecossistema vivo e vibrante que ecoa a história da região, desde os tempos indígenas até as atuais interações entre o homem e o meio ambiente [...]”. Assim é iniciado o prefácio de “Baía das Tartarugas: riqueza marinha na capital do Espírito Santo”, mais novo livro do Instituto Últimos Refúgios, lançado no último dia 8, durante evento na Fundação Projeto Tamar, em Vitória - ES.
A cerimônia foi uma verdadeira celebração à biodiversidade capixaba e contou com cerca de 200 convidados, entre comunidade local e personalidades do âmbito socioambiental, público e privado. Os ingressos foram disponibilizados online, previamente e de forma gratuita, visando a democratização do evento para o público.

Idealizador da obra, o fotógrafo de natureza, Leonardo Merçon, realizou uma fala emocionada, em que relembrou seus primeiros passos pela Baía das Tartarugas e porque começou a registrar a biodiversidade local.
“Acredito que nós temos uma das biodiversidades mais bonitas do mundo. Esse projeto foi pensado com muito carinho e como um presente para a nossa cidade, para a nossa Baía das Tartarugas, que nós e diversas outras instituições lutamos tanto para acontecer”, declarou o fundador do Instituto Últimos Refúgios, que é redator e autor de grande parte das 500 imagens produzidas para o material.

Embalados pelo som do grupo O Quarto Crescente, os convidados puderam conferir em primeira mão, outros materiais, parte da mesma iniciativa, como o primeiro episódio da série audiovisual “Baía das Tartarugas” e uma exposição itinerante com 5 totens, que contêm diversas imagens do livro em tamanho ampliado.
Iasmin Macedo, a presidente do Instituto Últimos Refúgios, chamou a atenção para a beleza da biodiversidade local e todo o potencial turístico que o livro trás ao retratar tão fielmente essas características.
“Nossa missão é proteger e preservar o que ainda temos de mais precioso, que é nossa biodiversidade. Nós trabalhamos em prol da natureza mas também em prol das pessoas”, enfatizou Iasmin, que atuou como coordenadora de produção no projeto.

O livro
O “Baía das Tartarugas: riqueza marinha na capital do Espírito Santo”, retrata toda a fauna e flora da região da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, por meio de 500 imagens, produzidas para valorizar e dar a devida importância para a biodiversidade da capital do Espírito Santo. Com diversas colaborações de fotógrafos, o material conta com textos produzidos pelo autor (Leonardo Merçon) e convidados do cenário socioambiental capixaba, ilustrações informativas da região, além de descrições de ecossistemas e espécies locais.
Confira galeria de fotos do evento:
FOTOS: Andressa Freitas, Felipe Facini e Vitor Pinheiro
O livro “Baía das Tartarugas: riqueza marinha na capital do Espírito Santo” é uma realização do Instituto Últimos Refúgios e do Projeto de Conservação da Baía das Tartarugas, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) da Secretaria da Cultura (Secult), com patrocínio do Grupo Águia Branca, apoio da Grafitusa e parceria da Prefeitura de Vitória. O evento de lançamento conta ainda com o apoio da Fundação Projeto Tamar.