top of page

POST EM DESTAQUE

Foto do escritorVitor Pinheiro

"Instituto Últimos Refúgios Realiza Palestras Ambientais na Assembleia Legislativa do Espírito Santo"


Alunos do ciee após palestra sobre marsupiais na assembleia legislativa do Espírito Santo
Caroline Reis e alunos do CIEE após palestra / FOTO: Reprodução ALES

No mês de maio (7), a bióloga e diretora do Instituto, Caroline Reis falou para os alunos do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) sobre “O Fantástico Mundo dos Marsupiais Brasileiros e a sua grandiosa importância". Durante a palestra, que fez parte do Projeto Consciência Ambiental no Parlamento (CAP), ela apresentou marsupiais como os gambás e as cuícas, assim como suas características, importância das espécies para a natureza, impactos sobre a fauna e os métodos de conservação. 


Alunos no auditório da Assembleia Legislativa do Espírito Santo enquanto aguardam palestra sobre marsupiais
Alunos momentos antes de apresentação sobre marsupiais / FOTO: Caroline Reis

A bióloga foi até a ALES representando o Projeto Marsupiais, iniciativa na qual também atua junto ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), no resgate e reabilitação dessas espécies no Espírito Santo.


Já no dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi a vez do biólogo João Pedro Zanardo ir até a Assembleia para ministrar a palestra “Da Floresta à Restinga: a importância da preservação da Mata Atlântica” para os alunos da escola Cevip, de Cariacica. Ao lado da também ambientalista Renata Bomfim, do Instituto Reluz, Zanardo falou sobre a floresta de Restinga e a importância da preservação desse ecossistema.


João Pedro Zanardo durante palestra para alunos da escola Cevip / Fotos: ALES e Caroline Reis



João atua com seu projeto de Doutorado, no Parque Estadual Paulo César Vinha, onde encontram-se 1500 hectares de Restinga preservada, abordou temas sobre seu trabalho com a recuperação da Restinga, assim como o incêndio ocorrido no parque em 2022. 

Cipe Rio Doce

A Comissão Parlamentar Interestadual de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe Rio Doce) é composta por deputados capixabas e mineiros. Seu principal objetivo é acompanhar a elaboração e execução de planos e projetos públicos e privados realizados em prol da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, avaliando também impactos ambientais, culturais, turísticos e socioeconômicos.


Projeto Marsupiais 

O Projeto Marsupiais vem desenvolvendo e planejando o trabalho de resgate e reabilitação dos marsupiais que necessitem de cuidados. Este trabalho acontece inicialmente nas cidades da Grande Vitória, no Espírito Santo.


Com auxílio de parcerias, pretendemos realizar o resgate e deslocamento do animal até um centro de tratamento, para que o mesmo possa ser avaliado por especialistas, indicando assim o estado de saúde do animal e os cuidados necessários.


Para a reabilitação, são avaliadas as metodologias já utilizadas e adaptá-las, caso necessário, para que os marsupiais possam ser soltos na natureza com maiores chances de sobrevivência. Ainda nesse sentido, um dos objetivos do projeto é capacitar voluntários para realizar os cuidados e a reabilitação dos animais, além de criar um banco de contatos de pessoas capacitadas e regularizadas para realizar esse tipo de atividade.


Por ser uma organização sem fins lucrativos, o Instituto Últimos Refúgios depende de doações para dar continuidade aos projetos em desenvolvimento. Para o Projeto Marsupiais não é diferente. Saiba como contribuir com as atividades do projeto clicando aqui.





Comentários


bottom of page