top of page

POST EM DESTAQUE

Foto do escritorVitor Pinheiro

Formação envolve quase 40 participantes em discussões e descobertas pela Restinga


Grupo de pessoas an Praia de Camburi em Vitória, Espírito Santo
Equipe e participantes durante visita técnica na Praia de Camburi / FOTO: Leonardo Merçon

O dia 13 de julho foi marcado por muito aprendizado e discussões sobre a natureza no Parque Botânico Vale. Isso porque o Projeto Vitória da Restinga promoveu uma formação de educadores ambientais, buscando instruir pessoas interessadas em repassar esse conhecimento posteriormente, assim como é feito pelos profissionais que atuam na iniciativa, criada pelo Instituto Últimos Refúgios.


Baseada na atuação do Projeto Vitória da Restinga em suas ações externas, as atividades, que foram iniciadas pela manhã, se dividiram em conceitos e metodologias, além de uma visita técnica à Restinga da Praia de Camburi, para encerrar a programação ao fim da tarde.


Dentre os assuntos abordados estavam: a educação ambiental como ferramenta pedagógica, comunicação na conservação e uma apresentação detalhada do ecossistema de Restinga. Temas ricos o bastante para envolver os 37 participantes e gerar debates como a relação da Restinga com os Manguezais e os efeitos de ações antrópicas na Mata Atlântica. As inscrições foram realizadas de forma online, com divulgação por meio das redes sociais do Projeto.


Conteúdo da formação sendo repassado na sala Pau Brasil, no Parque Botânico Vale / FOTOS: Jenifer Zamperlini


“Ter participado me abriu mais a mente e o leque de possibilidades para levar a educação ambiental para a população não só da forma convencional, dentro das sala de aula”, declarou a bióloga, Amanda Pietsch, que ainda ressaltou a importância de promover a conscientização através de práticas que incentivem e minimizem os danos aos recursos naturais.

“Informar e instruir pessoas a tomarem decisões, contribuindo para uma construção mais justa e equilibrada é essencial para garantir um futuro saudável para as próximas gerações, além de fomentar uma cultura de respeito e cuidado com o planeta”, concluiu a participante, que após a formação, foi convidada para atuar como educadora ambiental na ação “Julho Sem Plástico”, próxima agenda do Projeto Vitória da Restinga.


Momento de troca de ideias com participantes / FOTOS: Jenifer Zamperlini

A coordenadora do projeto, Iasmin Macedo, chamou a atenção para a alta demanda de profissionais da área de educação ambiental e descreveu o momento como uma oportunidade de trocar experiências, já que alguns dos inscritos desenvolvem atividades desse âmbito.


“Para nós do Instituto Últimos Refúgios foi gratificante poder compartilhar nosso trabalho, conhecimento e experiências. Ainda saímos de lá com ideias para novas formações. Entendemos que ainda há muita coisa para conversar! Estamos animados com o que podemos oferecer no futuro, quem sabe próximo!”, declarou Iasmin, que também é presidente do Instituto Últimos Refúgios.


Vale lembrar que a atividade foi direcionada a pessoas de todos os âmbitos acadêmicos e profissionais e teve como único requisito em comum o interesse pela área da conservação. Ao fim do curso foram recolhidas sugestões e melhorias para serem acrescentadas em formações futuras.


Momento de sorteio de brindes durante o evento / FOTOS: Jenifer Zamperlini e Vitor Pinheiro

Ao final do mês de julho, os participantes entregarão um produto de difusão científica, baseado no conteúdo reproduzido durante as atividades. Após análise os trabalhos serão difundidos nas redes sociais do Projeto Vitória da Restinga.


Projeto Vitória da Restinga

O Projeto Vitória da Restinga é uma realização do Instituto Últimos Refúgios, em parceria com a Vale e busca promover o diálogo com a comunidade por meio de ações de sensibilização ambiental, informando sobre a importância da Restinga, a biodiversidade local e o trabalho de revitalização na Restinga de Vitória, capital do Espírito Santo.


O objetivo é gerar um efeito positivo para as comunidades locais e ressaltar a importância de conservar a biodiversidade desse ambiente tão impactado.





Kommentare


bottom of page