"Papo Restinga" encerra atividades em primeiras escolas no ano
Apresentação do Projeto Vitória da Restinga para alunos da EMEF Padre Guido
O "Papo Restinga", iniciativa que promove educação ambiental na rede de ensino pública do município de Vitória, segue seu cronograma em 2024 e já começa a concluir os trabalhos em algumas instituições de ensino; caso das escolas CMEI Professora Cida Barreto, que teve seu encerramento no último dia 11, e EMEF Padre Guido, que tem sua última aula, no dia 30 de outubro.
Vale lembrar, que o Projeto Vitória da Restinga, que desenvolve as atividades, esteve, no dia 25 de setembro, no CMEI Professora Cida Barreto, com uma apresentação introdutória a respeito do ecossistema de Restinga. Posteriormente, no dia 10 de outubro, foi desenvolvido um trabalho de plantio de sementes com os pequenos, que tiveram a experiência de dar início ao processo de germinação de aroeira-vermelha, espécie nativa da Restinga brasileira.
Alunos durante atividade no CMEI Professora Cida Barreto | FOTOS: Manoela Xavier e Vitor Pinheiro
No dia seguinte, a equipe de educadoras ambientais voltou ao local para realizar o encerramento. Além de uma conversa enriquecedora com as crianças, a atividade consistiu na aplicação dos jogos "Encontre o Tesouro" e "Alimente o Gambá", que abordam o trato com a fauna e flora local e o descarte correto de resíduos. Outra participação foi a da gambá Penelope, mascote do projeto que, de uma forma lúdica, tem o objetivo de apresentar mais um elemento para os alunos.
Já os alunos do 3º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Guido, tiveram uma apresentação introdutória e interativa sobre o que é a Restinga, com materiais escritos e um momento para perguntas e respostas com as educadoras. Na próxima quarta-feira (30), a dinâmica será dividir as turmas em grupos para realizar jogos educativos, que têm o objetivo de fixar o conteúdo estudado anteriormente.
Alunos durante apresentação no EMEF Padre Guido | FOTOS: Julia Seixas
Papo Restinga
A equipe do Projeto Vitória da Restinga, iniciativa do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Vale, busca promover a sensibilização e a informação sobre a restinga para alunos, da educação infantil ao ensino fundamental.
O processo é realizado através de atividades teóricas e práticas que buscam fixar o conteúdo aprendido com os estudantes, além de estimular iniciativas de conservação, com ações de sensibilização ambiental. Assim, através de diálogos e ações, é oportunizada uma mudança de pensamentos sobre o que é a Restinga, sua importância e relação com a biodiversidade local.
Comments