Anna Flávia Sacchetto - estagiária Últimos
Dia de Proteção às Florestas
Hoje é comemorado o dia de proteção às florestas, dia de refletir o quão importante elas são para o nosso planeta!
Você sabia?!
As florestas são de grande importância no equilíbrio ecológico da Terra. Elas são responsáveis por absorver o gás carbônico, responsável pelo efeito estufa, e liberar oxigênio para a atmosfera, gás essencial para a vida, atuando diretamente na qualidade de vida e controle da temperatura do planeta.
Além disso, as florestas também servem de habitat para a maior biodiversidade do nosso planeta, fornecem madeiras, combustíveis, matérias primas e são responsáveis por alimentar milhões de espécies incluindo nós, seres humanos.
As copas das árvores nos fornecem sombra e um ambiente mais fresco e as florestas também atuam na qualidade do ar, deixando-o mais puro.
E não é só isso, você já ouviu dizer que “onde tem vegetação tem chuva"? Exatamente! As florestas atuam diretamente no ciclo da água.
A riqueza do nosso Brasil, a Floresta Amazônica!
Nós temos em nosso país a maior floresta tropical do mundo, a floresta Amazônica! Ela é responsável por mais da metade da biodiversidade da Terra, representando um terço das florestas tropicais no mundo.
Atualmente nossa floresta está sendo ameaçada devido ao desmatamento, queimadas e ações antrópicas, colocando em risco a biodiversidade vivente em nosso planeta.
A Mata Atlântica
A Mata Atlântica é uma floresta tropical que sofreu grande devastação pela ação humana. Esta floresta tropical cobria, originalmente, todo o território capixaba, além da costa brasileira.
Hoje, há esforços para recuperação das áreas remanescentes da Mata Atlântica no estado, porém o desmatamento continua crescente, ameaçando a existência de muitas espécies, inclusive endêmicas, como o sapinho pingo de ouro.
Mata Atlântica e áreas remanescentes de floresta em Vitória e Vila Velha- ES
Você conhece o Curupira?!
No Brasil, temos um personagem folclórico muito conhecido, o Curupira. O personagem é um protetor das florestas, possui cabelos vermelhos de fogo e os pés virados para trás. A lenda diz que ele protege nossas florestas das agressões ocasionadas pelo homem como desmatamento, caça de animais, queimadas, exploração e tantas outras ações.
Então, neste dia tão importante que tal nos tornarmos curupiras na vida real? Vamos proteger nossas florestas!
"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"
Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.
Comentarios