Desenvolvimento dos gambás: um mamífero "diferentão"
Os gambás (gênero Didelphis) são conhecidos por possuírem uma bolsa marsupial, o marsúpio. É nela que os filhotes se desenvolvem e são amamentados. Essa forma de desenvolvimento é a principal diferença entre os mamíferos placentários (eutérios) e os marsupiais (metatérios). Você já parou para pensar como isso ocorre? Qual o tamanho do filhote quando nasce? Quando os filhotes saem do marsúpio? Vamos esclarecer algumas dessas dúvidas descrevendo as fases desses animaizinhos, desde o seu nascimento até se tornarem totalmente independentes de suas mães.
Uma característica interessante desses animais é que sua fase gestacional é bem curta, durando em média de 12 a 13 dias. Após a fase embrionária temos o nascimento dos filhotes de forma precoce (prematuros), com comprimento médio de 6 mm, que aqui iremos chamar de neonatos (FASE 0).
Você também pode conferir uma explicação animada, em vídeo:
Os neonatos são pouco desenvolvidos, ou seja, os órgãos internos, os membros inferiores, boca, orelhas, olhos, dentre outras partes do corpo, ainda não estão completamente formados. Não apresentam pelos, têm a pele rosada, e realizam uma respiração cutânea para fornecer o restante das necessidades respiratórias para o corpo.
Assim que nascem se arrastam até a bolsa, com a ajuda das patas dianteiras, que possuem garras decíduas (perdem após um tempo), que se prendem às mamas. Assim inicia-se a fase de lactação, que dura no mínimo 60 dias. Nessa fase os filhotes ficam presos nos mamilos da mãe e passam pelo restante de seu desenvolvimento.
Após uma semana, encontram-se na FASE 1 (prematura). Nela temos o desenvolvimento e crescimento dos filhotes, passando para 13,2 mm (o dobro de quando nascem). Começam a se formar os membros posteriores (patas traseiras e cauda) e continua o desenvolvimento dos órgãos internos.
Na sequência temos a FASE 2 (ainda prematura). Os membros estão formados, mas algumas partes ainda não são funcionais, como as orelhas. Com 18 dias é possível distinguir o sexo (macho ou fêmea) e a partir do 25º dia, o crescimento de vibrissas (que seriam os pêlos sensoriais no focinho).
Com 25 a 40 dias de vida (FASE 3), o filhote já apresenta o desenvolvimento de uma fina penugem, que vai da cabeça até a base da cauda. Na FASE 4 (41 a 58 dias de vida), o filhote mede entre 57 e 80 milímetros e um pelo escuro se mistura à penugem da fase anterior. Ainda são 100% dependentes das mães e seguem fixados aos mamilos.
Entre 59 e 70 dias (FASE 5), o pelo se expande para as pastas e cabeça, cobrindo uniformemente o animal. Os filhotes ainda estão com os olhos fechados, começando a abrir de forma lenta, um olho, depois o outro. Nesta fase o orifício auditivo, assim como a boca, estão totalmente formados e funcionais e começam o surgimento dos dentes. Os filhotes apresentam um pequeno tempo de atividades diurnas e vocalizam.
Na FASE 6 (71 a 80 dias de vida), completa-se a abertura dos olhos e ganham sua “aparência de mini-gambá”. Começam a se aventurar fora do marsúpio, ficam no dorso da mãe e correm o risco de se perder ao se desprender.
A partir de 80 dias de vida, os filhotes se tornam mais ágeis e passam a se alimentar também dos restos de comida da mãe. Durante a FASE 7, os filhotes chegam a pesar 100 gramas e medem até 141 milímetros.
Com a fase de lactação finalizada a partir de 100 dias (FASE 8), eles se tornam juvenis e muito ágeis. Suas atividades são superiores a dos adultos (passam mais tempo ativos). Com 133 dias de vida, as orelhas ficam completamente pigmentadas e agora, os “gambazinhos” chegam a pesar 175 gramas. A partir dessa fase a mãe pode deixá-los dentro de uma toca (ninho).
O juvenil se aventura sozinho na caça de novos alimentos e pelo descobrimento do local habitado, se mantendo ainda por perto, mas a qualquer momento segue sua vida independente da mãe. Ao atingirem cerca de 200 dias de vida, as fêmeas se tornam sexualmente ativas. Já os machos só se tornaram sexualmente ativos a partir de 220 dias.
Gostou de saber um pouco mais sobre o desenvolvimento desses marsupiais tão lindinhos? Caso tenha alguma dúvida é só chamar a gente que iremos te orientar! Para saber um pouco mais, dê um pulo lá na nossa página/Instagram e fique por dentro de todas as notícias e curiosidades sobre os marsupiais.
Texto: Iasmin Macedo e Mayara Amaro