Conheça: Herpetologia para Todos; livro reúne conhecimentos sobre répteis e anfíbios de todo o Brasil
Lagarto papa-vento Anolis chrysolepis; imagem presente no livro / FOTO: Leonardo Merçon
"Não apenas para conhecer o fantástico mundo dos répteis e anfíbios, mas também se tornar um perpetuador desse conhecimento". É assim que o Projeto Herpeto Capixaba, realizador da publicação, coordenado pelo Doutor Thiago Silva-Soares, define o livro "Herpetologia para Todos", feito em parceria com o Instituto Últimos Refúgios.
A obra compila todas as palestras que compuseram o "Herpetorama", congresso de anfíbios e répteis que foi realizado entre 2019 e 2021, direcionado para alunos e entusiastas interessados no conhecimento sobre herpetofauna. Lançado em 2023 e organizado pelos coordenadores do projeto Herpeto Capixaba, Thiago Silva Soares, Marina Monjardim e Rodrigo Giesta Figueiredo, o material reuniu dezenas de pesquisadores profissionais e está disponibilizado online, de forma gratuita; uma iniciativa com o objetivo de democratizar a informação herpetológica. Saiba mais sobre o Herpetorama aqui:
O Instituto Últimos Refúgios participou do processo de editoração do livro, assim como forneceu imagens para compor a obra, que contou com um trabalho 100% voluntário.
"A obra leva o nosso lema 'Herpetologia para Todos'. Esse lema significa que queremos espalhar, pelo Brasil e pelo mundo, conhecimento herpetológico gratuito e de qualidade, para que qualquer um possa baixar, aprender e repassar", explicou o autor, Thiago Soares, que é Ph.D. em Zoologia e especialista em répteis e anfíbios.
Você pode conferir o livro completo abaixo ou baixar através do link.
Herpeto Capixaba
O projeto Herpeto Capixaba foi fundado em 01 de Outubro de 2017 pelo biólogo especializado em herpetologia Dr. Thiago Silva-Soares, com o propósito de trazer o estado da arte da ciência atual relacionada à herpetologia no Estado do Espírito Santo.
Através da pesquisa e difusão científica em prol do conhecimento e conservação da herpetofauna, o Herpeto Capixaba objetiva preencher as lacunas do conhecimento acerca dos anfíbios e répteis brasileiros. Além de conhecer a diversidade dos anfíbios e répteis da Mata Atlântica capixaba, visa compreender a relação do herpetofauna com as possíveis adversidades à que podem estar submetidos, tais como índices de atropelamento, malformações e seus causadores, exposição a agrotóxicos, parasitismo, presença de agentes patógenos, espécies invasoras, dentre outros. Atualmente o projeto, ampliado, abrange em suas pesquisas, áreas dos Biomas Amazônia, Pantanal e até o Pampa.
Aproveite para conhecer mais sobre o Projeto Herpeto Capixaba AQUI e apaixone-se pela herpetofauna do Espírito Santo!