Andada do Caranguejo-uçá 2021
Nesta quarta-feira (30) começa o primeiro período da “Andada do Caranguejo Uçá”, medida que proíbe a captura, transporte, comercialização ou qualquer tipo de intervenção nociva à espécie. Também está proibida a comercialização de partes isoladas do animal, como quelas, pinças e garras. O primeiro período estende-se até 5 de janeiro.
Confira todas as datas:
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA) determina quatro períodos da “Andada” no Espírito Santo, com intervalos semanais até abril, mês que encerra a fase reprodutiva da espécie. Neste período, machos e fêmeas saem de tocas profundas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.
Mesmo que a captura do caranguejo-uçá seja regulamentada por portarias do IBAMA, a espécie consta na “Lista Nacional das Espécies de Invertebrados Aquáticos e Peixes Sobreexplotadas ou Ameaçadas de Sobreexplotação”, responsável por reunir espécies que sofrem por ação de condutas ilegais e exploração excessiva.
Caranguejo-uçá. Foto: Leonardo Merçon
O respeito às medidas proibitivas garantem a sobrevivência dos caranguejos e a reposição de indivíduos na natureza, permitindo o equilíbrio do ecossistema. O desrespeito ao período de defeso é crime ambiental sujeito a multa.
A ação é promovida pelas prefeituras de Vitória e Vila Velha e realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Coordenação de Educação Ambiental e Coordenação de Fiscalização Ambiental, com apoio do IBAMA.
Comentários