Projeto Clube de Observadores da Natureza agora no Biofaces
Ana Clara Mardegan - estagiária Últimos Refúgios
No último encontro do “Clube de Observadores da Natureza”, João Zanardo, coordenador de educação ambiental do Instituto Últimos Refúgios (UR), e Wesley Lapa, voluntário do Instituto, apresentaram aos alunos da escola EMEF Serrana mais uma etapa do projeto.
O objetivo foi orientar os participantes a compartilharem as informações e fotos produzidas durante as saídas à campo na plataforma online Biofaces, que reúne fotos e dados de diversos animais ao redor do mundo. “É uma forma muito interessante de compartilharmos com o mundo a grande biodiversidade capixaba, assim como o trabalho que o Últimos Refúgios está realizando”, relata João.
O projeto busca fomentar o interesse das crianças por práticas de observação da natureza para que possam aprender sobre diversas espécies de animais silvestres e sobre o papel que desempenham no meio ambiente.

Interface do perfil dos alunos no Biofaces
O trabalho é realizado desde o primeiro semestre de 2019 e conta com a parceria fundamental da professora e voluntária do Últimos Refúgios, Cristina Zampa, responsável pela integração entre o Instituto e a escola. Já João, como coordenador do projeto, realiza visitas periódicas aos alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental, desenvolvendo as várias etapas da iniciativa.

Aluno fazendo registros em campo. Foto: Joarley Rodrigues
Desse modo, os alunos passam a conhecer à metodologias de pesquisa científica, uma ótima oportunidade àqueles interessados em seguir carreira na área. Promove-se, portanto, o que chamamos de “ciência cidadã”, em que pessoas comuns tornam-se capazes de produzirem ciência e conhecimento.
“Caso um cientista esteja pesquisando sobre alguma espécie e ela é avistada durante nossas expedições, a informação torna-se indiscutivelmente relevante. Hoje em dia temos uma visão muito intelectualizada da ciência feita por pessoas da academia, quando na verdade qualquer um pode produzi-la, uma vez que somos todos capazes de absorver e disseminar conhecimento”, relata João.
Neste sentido, o projeto também ajuda a aproximar sociedade e natureza de modo sustentável. Como diz o lema do UR, “as pessoas só protegem o que sabem que existe”, portanto, a missão é levar esse conhecimento aos cidadãos comuns e conscientizá-los por meio do contato com o meio ambiente.
Fotografias tiradas pelos alunos
“Esperamos cativar essas crianças com nossas ações e fazer com que levem o legado adiante, compartilhando a importância da preservação com as futuras gerações e até mesmo com os mais velhos”, finaliza João.
Convidamos você a apoiar essa incrível iniciativa visitando o perfil do projeto no site do Biofaces. Lá, você pode conferir as lindas fotos registradas pelas crianças e incentivá-las nessa jornada.
LINK: http://www.biofaces.com/profile/3877/clube-canarinhos-da-serra-escola-serrana/
O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários e precisa de recursos para financiar as suas atividades. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar clicando na imagem abaixo ou no link: PARTICIPE.
"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"
Também acompanhe o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.