top of page
  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios

POST EM DESTAQUE

Evento sobre conservação inova nas discussões dos problemas ambientais do Brasil

  • Lucas Neves Perillo, Biólogo, Doutor em Ecologia
  • 16 de jan. de 2018
  • 3 min de leitura

Os problemas da conservação da biodiversidade precisam ser enfrentados por todos. Todos merecem participar dessas discussões e opinar sobre o futuro ambiental do nosso planeta. Esse tão desejado empoderamento popular começa com o acesso à informação, mas imagine o desafio que é tentar unir a linguagem acadêmica, a linguagem popular e os diversos setores que fazem parte da conservação. Precisamos de profissionais de várias áreas para chegarmos à conclusões aplicáveis para entender as diversas situações que encontramos no ambiente natural. Precisamos de informações disponibilizadas por pesquisas de base, estudos de impactos sociais, serviços ambientais e ainda transmitir essas informações para os tomadores de decisão. Só assim temos condição de realizar a gestão da conservação da biodiversidade eficientemente no nosso país.

E foi com essa ideologia que organizamos em 2017 o IV Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação (IV SBBC). O evento presencial, que foi sediado em Belo Horizonte/MG, teve a participação de vários setores responsáveis pela conservação e teve como um dos principais objetivos a aplicação prática do conhecimento a partir da socialização de experiências e conhecimentos relacionados às questões ambientais no Brasil. Além das tradicionais palestras, separamos um tempo considerável para discussões em mesas redondas abertas ao público, sempre com o objetivo de resolver problemas da conservação. Promotores públicos, advogados, pesquisadores, ONGs e profissionais da conservação participaram, discutindo sobre o papel da ciência na conservação, das políticas públicas, do terceiro setor e ainda a importância da comunicação científica e da socialização do conhecimento. A partir destas temáticas centrais, foram elaboradas recomendações e diretrizes visando a otimizar os resultados das ações de conservação da biodiversidade no país. A meta é que tais documentos possam ser utilizados para influenciar as tomadas de decisões políticas, científicas, econômicas e sociais relativas ao meio ambiente. Cada participante também podia apresentar seu trabalho, caso tivesse contribuições para a conservação, e ainda produzir um vídeo de divulgação com linguagem acessível.


Depois de fecharmos esse cronograma multidisciplinar, ainda sentíamos que faltava muita coisa pra ser discutida e abordada e pensamos em uma alternativa que diminuiu as barreiras entre a academia e a sociedade. Então criamos o Pré-Simpósio Online, um espaço de diálogo virtual para estimular as discussões de forma democrática e gratuita ao longo do ano, por meio de vídeo-palestras semanais, entrevistas, tutoriais e outras atividades. Temas como planos de ação para a conservação de espécies e ecossistemas, gestão de conflitos e recursos hídricos e documentação científica da natureza foram disponibilizadas na internet de maneira gratuita. Tivemos a participação do Leonardo Merçon do Últimos Refúgios em um dos temas discutidos. Confira! O portal do Pré-Simpósio Online tem mais de 1600 pessoas inscritas e, até o dia de hoje, acessos aos conteúdos do site foram realizados em 402 municípios de todos os Estados brasileiros (Figura 1) e de 26 países dos 5 continentes (Figura 2). Isso demonstra o grande potencial dessa inovação para transpor as barreiras geográficas. O evento online tem possibilitado conhecer a realidade ambiental brasileira, assim como a socialização do conhecimento existente de forma ampla e acessível. Desafios da conservação devem ser discutidos por todos!


Mapa de acessos no Brasil ao Portal do Pré-Simpósio Online.

Figura1: Mapa de acessos no Brasil ao Portal do Pré-Simpósio Online.


Figura 2: Mapa de acesso dos países ao Portal do Pré-Simpósio Online.


Com o IV SBBC, realizamos um evento integrativo com o uso de ferramentas online, promovendo a socialização da informação e a capacitação da sociedade para as questões ambientais. O resultado desta integração será a elaboração de diretrizes aplicáveis a diversos contextos nacionais, otimizando as ações de conservação no Brasil. Aguardem mais resultados desse evento e participe no site!


Ah, e gravamos todo o evento presencial. Em breve estará tudo disponível no YouTube da Bocaina Biologia da Conservação. Vamos juntos pensar os novos rumos para a conservação da biodiversidade.


*Texto e imagens de Lucas Neves Perillo, Biólogo, Doutor em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela UFMG. Diretor da Bocaina Biologia da Conservação, organizadora do IV SBBC.



Acompanhe também o Instituto Últimos Refúgios nas mídias sociais.

O Instituto Últimos Refúgios é uma organização sem fins lucrativos na qual os participantes são voluntários. Se gosta de nosso trabalho e quer que ele continue, saiba como colaborar no link: PARTICIPE

"Inspirando pessoas, promovemos mudanças!"




Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Arte chamativa para ser um "Amigo do Últimos Refúgios", campanha de doação para levantamento de recursos na instituição.

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

Obrigado por enviar!

CALL US:

+55 (27) 3500-0937

Rua Amarilio Lunz - 16 

Bairro República - Vitória, ES - Brazil

2006-2023 © Últimos Refúgios - All rights reserved

bottom of page