top of page
  • Facebook - Últimos Refúgios
  • YouTube - Últimos Refúgios
  • Instagram - Últimos Refúgios
  • Twitter - Últimos Refúgios

POST EM DESTAQUE

Redução na diversidade genética da águia harpia (Harpia harpyja)

Júlia Bragatto Luchi

De acordo com estudos realizados pelos professores Áureo Banhos, Tomas Hrbek, Tânia Sanaiotti e Izeni Pires Farias, pôde-se constatar uma redução de 15% a 19% na diversidade genética da espécie Harpia harpyja no sul da Amazônia e na Mata Atlântica – regiões que sofreram um extremo desmatamento nos últimos anos.


A perda de habitat, consequência direta desse desmatamento de florestas tropicais brasileiras, é um dos princinpais fatores que contribuiram para a dimunição da diversidade genética da águia harpia – também chamada de “gavião-real”. Além disso, os efeitos da caça e captura para criação em cativeiro, do corte seletivo de árvores com ninhos ativos, os impactos diretos da construção de estradas, hidroeléticas e de redes de transmissão de energia são outros elementos que reduzem drasticamente a população das harpias.


Com o objetivo de manter a diversidade génetica dessa éspecie , é necessário que ações de conservação que envolvam a preservação do habitat sejam colocadas em prática, tais como:


- A proteção de árvores de nidificação e casais reprodutivos;


- A proteção das áreas de florestas remanescentes do sul da Amazônia e na Mata Atlântica;


- A restauração e proteção de corredores florestais entre a Amazônia e Mata Atlântica.


É importante ressaltar que a diversidade genética é um componente importante da biodiversidade, e a sua redução pode aumentar o risco de extinção e diminuir o potencial evolutivo das populações.


Sobre a Harpia harpyja:


A harpia é a maior águia da região Neotropical, e mais da metade de sua distribuição está concentrada no Brasil. É uma espécie que depende da floresta, alimenta-se principalmente de presas arborícolas.Globalmente, a harpia é considerada quase ameaçada de extinção pela International Union for Conservation of Nature. No Brasil, a harpia é considerada ameaçada de extinção, na categoria de Vulnerável, pelo Ministério do Meio Ambiente.


Harpia fotografada por João Marcos Rosa.



Matéria baseada no artigo científico:


Banhos A, Hrbek T, Sanaiotti TM, Farias IP (2016) Reduction of Genetic Diversity of the Harpy Eagle in Brazilian Tropical Forests. PLoS ONE 11(2):e0148902. doi: 10.1371/journal.pone.0148902



.

Somos uma organização sem fins lucrativos. Por isso dependemos de doações para manter viva a luta em prol do meio ambiente. Sua colaboração mensal garante a continuidade e a independência do nosso trabalho.

Arte chamativa para ser um "Amigo do Últimos Refúgios", campanha de doação para levantamento de recursos na instituição.

Quer receber novidades? - Assine a newsletter

Obrigado por enviar!

CALL US:

+55 (27) 3500-0937

Rua Amarilio Lunz - 16 

Bairro República - Vitória, ES - Brazil

2006-2023 © Últimos Refúgios - All rights reserved

bottom of page