Karol Mayra
Tartaruga é encontrada com nadadeira decepada e amarrada a um tijolo
Algumas vezes encontramos situações tão cruéis que não conseguimos acreditar!
Uma tartaruga verde (Chelonia mydas), espécie ameaçada de extinção, foi encontrada morta amarrada a um tijolo na baía de Vitória. A denúncia é que o réptil teria sido capturado por uma rede de pesca e, para esconder o crime ambiental, o pescador amarrou sua nadadeira com uma corda em um peso para que afundasse. Impossibilitada de subir à superfície para respirar, a tartaruga morreu asfixiada.
O animal foi encontrado, por uma equipe de limpeza, com uma das nadadeiras decepada e ainda com pedaços de rede de emalhe no pescoço e em suas nadadeiras. Infelizmente este tipo de crime é bem frequente por aqui no Espírito Santo. Por isso, precisamos nos mobilizar para que as denúncias sejam feitas aos órgãos competentes como a Linha Verde, do Ibama, a Polícia Militar Ambiental (PMA/ES) e Ministério Público (MP/ES).
- Como denunciar:
É importante que o cidadão apresente dados claros e precisos sobre a denúncia a ser formulada. A insuficiência de dados, na maioria das vezes, impossibilita ou retarda o atendimento da denúncia.
Os dados cadastrais do informante (nome, telefone, endereço) são mantidos em sigilo, visando resguardar a sua integridade física e conforme preceitua o direito individual dos cidadãos em relação à inviolabilidade de sua intimidade.
É necessário informar com clareza qual o tipo de crime que está ocorrendo, exemplo: cativeiro de animais, desmatamento, poluição, caça, acidente com produtos químicos, degradação de área, maus tratos de animais, queimada, contra servidores, irregularidades administrativas, pesca predatória, entre outros.
Linha Verde/Ibama:
Telefone: 0800-618080
E-mail: http://www.ibama.gov.br/servicos/como-denunciar
Polícia Militar Ambiental/ES:
Telefone: (27) 3636-1650
Email: bpma@pm.es.gov.br
Ministério Público/ES:
Telefone: 127
Tel.: (27) 3194.5019
Informações à imprensa:
Leonardo Merçon – Presidente do Instituto Últimos Refúgios
contato@ultimosrefugios.com.br
Karolyne Mayra S. da Silva – Assessora de Comunicação
kamssilva@gmail.com – (27) 99835-7557
http://www.ultimosrefugios.org.br/