
Documentário ÁGUAS DO ITAPEMIRIM
O filme documental “Águas do Itapemirim”, com 90 minutos de duração, classificação livre, aborda questões culturais, socioambientais e econômicas da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim. Para tanto, o Instituto Últimos Refúgios percorreu suas águas desde o Caparaó, onde nascem límpidas em meio à Floresta Atlântica, até Marataízes cuja foz é marcada por uma forte turbidez.
TRAILER
CARTAZ

DEPOÍMENTO DO DIRETOR

O documentário Águas do Itapemirim materializa o próprio significado da palavra “Itapemirim”, de origem Tupi, isto é, percorrer o “caminho de água com pedras que formam pequenas cachoeiras”. Documentamos o ciclo da água e toda a biodiversidade que ela sustenta, seja a que vem da chuva, a das nascentes e mananciais, dos rios, corredeiras e cachoeiras que formam a Bacia Hidrográfica..
Klaus'Berg
SOBRE O DOCUMENTÁRIO ÁGUAS DO ITAPEMIRIM
O filme documental “Águas do Itapemirim”, com 90 minutos de duração, classificação livre, aborda questões culturais, socioambientais e econômicas da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim. Para tanto, o Instituto Últimos Refúgios percorreu suas águas desde o Caparaó, onde nascem límpidas em meio à Floresta Atlântica, até Marataízes cuja foz é marcada por uma forte turbidez.
O documentário resgata imagens produzidas em expedições realizadas no passado que já buscavam formas de conter os impactos antrópicos na região. Destaque para o diário de João do Monte da Fonseca (1815). Atualmente, esses impactos se tornaram muito mais graves. Além disso, apresenta as espécies nativas mais representativas da região e relaciona as condições de vida do rio com uma espécie nativa de camarão que é bioindicadora da qualidade da água.
Também resgata memórias de antigos moradores da região que possuem uma relação estreita com os rios da Bacia Hidrográfica, abordando as transformações ocorridas ao longo do tempo e as adaptações dos hábitos socioculturais da comunidade diante disso. Entre os entrevistados estão ativistas hídricos, pesquisadores, pescadores e lideranças quilombolas. Por fim, poemas dão voz ao rio que se manifesta dizendo, entre outras coisas: "Me perdoem por toda esta ‘bagunça’... Eu só queria passar.”
Para trabalhar com a conscientização das novas gerações, o longa-metragem propõe o viés da ação de educação ambiental por meio da exibição do filme, promovendo debates e dinâmicas sobre a importância do rio e possíveis soluções para as realidades encontradas em campo.















“ÁGUAS DO ITAPEMIRIM” direção KLAUS’BERG roteiro KLAUS’BERG e RAPHAEL GASPAR TEBALDI fotografia LEONARDO MERÇON cinegrafia FELIPE FACINI produção RAPHAEL GASPAR TEBALDI produção executiva DANIELA GERHARD BATISTA, IASMIN MACEDO GOIS LEONARDO MERÇON e RAPHAEL GASPAR TEBALDI direção de produção EDDY ARAGÃO montagem FELIPE FACINI e KLAUS’BERG animação RAQUEL DE LA ROCHA e MEI AMEIXA som direto FERNANDO PASCHOAL e GISELE BERNARDES trilha sonora original ARTHUR NAVARRO
A BACIA DO RIO ITAPEMIRIM EM DADOS
Localizada na região sul do Estado do Espírito Santo, a Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim possui uma área de drenagem em torno de 6.181 km², abrangendo 17 municípios: Alegre, Atílio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição de Castelo, Ibitirama, Irupi, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e Venda Nova do Imigrante em sua totalidade, e parcialmente os municípios de Ibatiba, Iúna, Muqui, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy e Vargem Alta; além de uma pequena porção do município mineiro de Lajinha. A população estimada por projeção no ano de 2017 era de 522.932 habitantes.
Os principais formadores do Itapemirim são os rios Braço Norte Esquerdo e Braço Norte Direito. O Braço Norte Esquerdo tem suas nascentes no Espírito Santo no extremo norte do município de Muniz Freire, próximo à divisa com Itatiba. Desce no sentido sudoeste até encontrar o Braço Norte Direito formando o rio Itapemirim. O Braço Norte Direito nasce no limite oeste do município de Ibitirama (ES) quase na fronteira com Alto Caparaó (MG). Desce em sentido Oeste-Leste até Iúna, quando muda o sentido para Sudeste recebendo o rio Braço Norte Esquerdo para dar início ao rio Itapemirim.
![]() reduzida_CachoeirodeItapemirim_2018-05-30 13-39-56_LeonardoMerçon |
---|
![]() reduzida_CachoeirodeItapemirim_2018-05-30 13-33-19_LeonardoMerçon |
![]() reduzida_EDIT_Águas_do_Itapemirim_2024-02-23 14-12-35_Divulgação-IUR |
![]() reduzida_EDIT_Águas_do_Itapemirim_2024-02-22 17-40-35_Divulgação-IUR |
![]() reduzida_EDIT_PEFG_2020-02-11 15-36-34_LeonardoMerçon |
![]() reduzida_EDIT_Águas_do_Itapemirim_2024-02-22 17-22-43_Divulgação-IUR |
![]() reduzida_EDIT_Águas_do_Itapemirim_2024-02-21 15-40-19_Divulgação-IUR |
![]() reduzida_EDIT_Águas_do_Itapemirim_2024-02-20 09-18-28_Divulgação-IUR |
![]() reduzida_EDIT_Águas_do_Itapemirim_2024-02-20 09-40-56_Divulgação-IUR |
![]() reduzida_EDIT_Águas_do_Itapemirim_2023-10-15 10-39-52_Divulgação-IUR |
![]() reduzida_EDIT_Águas_do_Itapemirim_2023-10-13 12-02-46_Divulgação-IUR |
![]() reduzida_EDIT_PEPAZ_2021-01-26 10-35-31_LeonardoMerçon |
![]() reduzida_EDIT_VargemAlta_2016-10-11_0314_LeonardoMerçon |
![]() reduzida_EDIT_VargemAlta_2017-03-11_0326 |
LOCAL DO PROJETO
O projeto do documentário Águas do Itapemirim é realizado pelo Instituto Últimos Refúgios, com recursos públicos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba - LICC, promovida pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo, com o patrocínio do Grupo Águia Branca e o apoio da Reserva Águia Branca, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA).
